
9	março	2018

Exclusivo:	Investigação	revela	como	blog	defendia	Dilma	com	rede	de	fakes	em	2010
Juliana	Gragnani
Da	BBC	Brasil	em	Londres

Perfis	falsos	no	Twitter	e	no	Orkut	apoiaram	Dilma	em	sua	campanha	de	2010	|	Ilustração:	Kako	Abraham/BBC

Armando	Santiago	Jr.	passava	o	dia	inteiro	atrás	da	tela	do	computador	escrevendo	textos	para	seu	blog	de	política.	Era	início	de
2010,	e	ele	defendia	com	unhas	e	dentes	sua	candidata	presidencial,	Dilma	Rousseff	(PT),	aposta	do	então	presidente	Lula.

O	"companheiro	Armando",	como	era	chamado	por	outros	blogueiros,	se	descrevia	no	Orkut	como	"um	cidadão	brasileiro	indignado	com	a
ação	criminosa	dos	tucanos"	na	campanha	eleitoral.	Era	casado,	tinha	56	anos	e	vivia	em	Poços	de	Caldas,	Minas	Gerais.

Seu	blog	chamava-se	"Seja	Dita	Verdade"	e	dizia	divulgar	"a	notícia	transparente".	"Nestas	eleições	surgiram,	quase	que	'por	mágica',	os
mais	variados	e-mails	falsos	que	caluniam	Dilma	Rousseff.	Venho	aqui	neste	blog,	sempre	que	possível,	desmentindo	um	por	um",
escreveu	em	uma	de	suas	postagens.

Investigação	revela	exército	de	perfis	falsos	usados	para	influenciar	eleições	no	Brasil

'Comportamento	de	manada'	permite	manipulação	da	opinião	pública	por	fakes

Como	torcedores	do	Flamengo	revelaram	peça	em	quebra-cabeça	de	mercado	de	fakes

Esse	"Armando",	no	entanto,	nunca	existiu.	Seu	blog	e	seus	perfis	no	Orkut	e	no	Twitter	eram	administrados	por	quatro	pessoas	que	teriam
recebido,	para	tanto,	de	R$	3,5	mil	a	R$	4	mil	mensais	entre	maio	e	outubro	de	2010.	A	BBC	Brasil	entrevistou	sob	a	condição	de
anonimato	três	dessas	quatro	pessoas,	que	dizem	ter	sido	recrutadas	sem	contrato	formal	por	uma	empresa	de	marketing	político	baseada
em	São	Paulo	para	levar	isso	a	cabo.

http://www.bbc.com/portuguese
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43118825#core-navigation
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42172146
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42243930
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42173804
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43118825#
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43118825#
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43118825#share-tools
http://www.bbc.com/
https://search.bbc.co.uk/search?scope=portuguese
https://session.bbc.com/session?lang=pt-BR&ptrt=http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-43118825&userOrigin=news-ws-portuguese&context=news-ws-portuguese
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43118825#orb-footer


A	BBC	Brasil	teve	acesso	a	essa	captura	de	tela	do	perfil	no	Orkut	de	'Armando	Santiago	Jr',	que	serviu	para	dar	um	'autor'	ao	blog	'Seja	Dita	Verdade'	|
Imagem:	Reprodução/Orkut

Seu	trabalho,	segundo	relatam,	era	alimentar	o	blog	com	postagens	desmentindo	supostos	boatos	sobre	Dilma	Rousseff	e	publicar	textos
parciais	e	contrários	a	seu	principal	adversário,	José	Serra	(PSDB),	que	acabou	derrotado	no	segundo	turno.	A	página	também	chegou	a
ter	notícias	falsas.	E,	para	disseminar	seu	conteúdo,	o	trabalho	acabou	envolvendo	a	criação	de	perfis	falsos	-	ao	menos	131	deles	no
Twitter,	segundo	uma	lista	à	qual	a	BBC	Brasil	teve	acesso.

Parte	desses	perfis,	84,	ainda	estão	"vivos"	na	rede	social,	embora	inativos,	e	podem	ser	conferidos	por	qualquer	um.



Se	você	não	consegue	ver	a	lista,	clique	aqui

São	usuários	como	"Juliana	Miranda"	ou	"jujummiranda",	que	escrevia	tuítes	sobre	o	curso	de	Psicologia	("Freud	é	uma	das	minhas
paixões")	entremeados	com	outros	em	apoio	a	Dilma	("os	capixababas	querem	Dilma,	deu	pra	sentir	hoje	nas	ruas"),	além	de	retuitar	a
página	"Seja	Dita	Verdade".	Sua	foto	pertence,	na	realidade,	a	uma	blogueira	finlandesa.

https://twitter.com/lludcavalcanti
https://twitter.com/valmaganin
https://twitter.com/vovocoelho
https://twitter.com/jujummiranda
https://twitter.com/afrorockeiro
https://twitter.com/janaina_bruno
https://news.files.bbci.co.uk/include/vjamericas/33-bots-table/portuguese/main


'Juliana	M	Miranda'	foi	criada,	segundo	planilha	à	que	BBC	Brasil	teve	acesso,	para	'desmascarar	Marina	Silva'.	Sua	foto	pertence	a	uma	blogueira
finlandesa	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

A	empresa	apontada	pelos	entrevistados	como	responsável	pelo	serviço	é	a	Ahead	Marketing,	de	Gabriel	Arantes	Cecílio	e,	na	época,
também	de	Arnaldo	Lincoln	de	Azevedo.	Em	seu	site,	é	descrita	como	uma	companhia	que	adaptou	o	"marketing	de	guerrilha"	para	a
realidade	política.	Oferece	serviços	como	o	de	"invisible	talkers"	(comunicadores	invisíveis),	"grupo	de	agentes	treinados	que	inserem
mensagens	em	pontos	estratégicos	da	cidade,	por	meio	de	diálogos	entre	eles	mesmos	ou	com	a	população".

Questionados	por	e-mail,	os	dois	negaram	ter	participado	na	"produção	de	notícias	falsas",	mas	não	responderam	à	pergunta	sobre	a
produção	de	perfis	falsos.	Além	disso,	disseram	não	poder	comentar	se	foram	contratados	para	atuar	na	campanha	de	Dilma	Rousseff	em
2010	porque	não	falam	sobre	"clientes	ou	supostos	clientes"	(leia	mais	abaixo).

O	site	da	agência	informa	que	ela	participou	"dentro	e	fora	do	Brasil"	de	"campanhas	vitoriosas	para	a	Presidência	da	República,	governos
estaduais	e	de	grandes	capitais",	sem	especificar	quais.



"Andrea	Martins"	está	entre	os	131	perfis	falsos	usados	para	demonstrar	apoio	a	Dilma	em	2010	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

Não	há	na	prestação	de	contas	da	campanha	de	2010	de	Dilma	e	do	PT	registros	de	pagamentos	à	Ahead	Marketing.	Há	um	pagamento
de	R$	234	mil,	no	entanto,	da	campanha	do	aliado	e	hoje	governador	de	Minas	Gerais,	Fernando	Pimentel	(PT),	a	"G.	Cecílio	e	Cia	Ltda",
de	Gabriel	Cecílio	Arantes.

Pimentel	concorreu	ao	Senado	em	2010	e,	no	início	daquele	ano,	foi	um	dos	coordenadores	da	campanha	de	Dilma	à	Presidência.	Ele
também	aparece	nos	tuítes	de	alguns	dos	perfis	falsos,	que	publicaram	mensagens	favoráveis	não	só	ao	então	candidato,	como	também	a
postulantes	do	PT	aos	governos	estaduais.

"Ana	Gabriela"	(ou	@aninha_gaby	no	Twitter)	é	um	exemplo:	"Antes	que	eu	me	esqueça,	#voudepimentel",	escreve	em	20	de	setembro	de
2010.	A	"usuária"	também	tuitava	a	favor	de	Dilma:	"Programa	de	Dilma	mostra	a	história	de	vida	de	uma	mulher	vitoriosa",	escrevera	um
mês	antes.

"A	gente	especulava,	sabia	que	podia	acontecer,	e	agora	a	descoberta	de	que	isso	aconteceu	já	em	2010	gera	mais	um	mega-alerta	para
as	eleições	de	2018",	diz	à	BBC	Brasil	Fabricio	Benevenuto,	professor	do	departamento	de	Ciência	e	Computação	da	Universidade
Federal	de	Minas	Gerais	(UFMG),	demonstrando	preocupação	com	a	"tentativa	de	manipulação	de	opinião	pública	através	do	uso	de
perfis	falsos"	neste	ano.

Para	Pablo	Ortellado,	professor	do	curso	de	Gestão	de	Políticas	Públicas	da	USP,	a	descoberta	"mostra	que	o	Brasil	tem	pelo	menos	oito
anos	de	'know-how'	de	como	fazer	fakes	de	maneira	sofisticada	como	estratégia	organizada	de	campanhas	políticas".	"Parece	pioneirismo
brasileiro.	Um	primeiro	ensaio,	um	embrião	de	como	fazer	essa	influência	que	deve	ter	aumentado	nos	ciclos	posteriores."

Por	meio	de	sua	assessoria	de	imprensa,	Dilma	negou	que	tenha	contratado	tal	serviço.	"A	ex-presidenta	Dilma	Rousseff,	em	nenhuma	de
suas	campanhas,	em	2010	e	2014,	contratou	ou	autorizou	que	fosse	contratado	quaisquer	serviços	relativos	a	perfis	e	notícias	falsos.
Desconhece	quaisquer	das	empresas	ou	pessoas	que	agem	nessa	área.	Tampouco	tem	conhecimento	ou	autorizou	qualquer	atuação,
iniciativa	ou	ação	nesse	sentido	de	integrante	de	suas	campanhas",	afirmou,	em	nota.

Respondendo	sobre	a	campanha	de	Pimentel,	o	diretório	do	PT	de	Minas	disse	não	ter	"conhecimento	sobre	a	contratação	de	qualquer
empresa	com	a	finalidade	de	criação	e	manutenção	de	perfis	falsos	no	Twitter,	em	qualquer	campanha	eleitoral.	Esclarece,	ainda,	que	esta
não	é	uma	prática	do	partido."

Perfis	falsos	foram	comprovadamente	usados	para	tentar	influenciar	as	eleições	americanas	em	2016.	O	expediente,	ao	lado	da
propagação	de	notícias	falsas,	também	preocupa	especialistas	e	autoridades	brasileiras,	que	temem	seu	uso	nas	eleições	de	2018.	Em
dezembro	passado,	a	BBC	Brasil	revelou	que	a	profissionalização	do	serviço	no	Brasil	já	existia	ao	menos	desde	2014,	em	escala
maior	do	que	esta	que	teria	acontecido	em	2010:	uma	empresa,	baseada	no	Rio,	teria	remunerado	cerca	de	40	funcionários	espalhados
pelo	Brasil	para	criar	e	alimentar	milhares	de	perfis	falsos	no	Twitter	e	no	Facebook.

Depoimentos	dos	entrevistados	pela	BBC	Brasil	e	tuítes	mostram	que	campanhas	de	políticos	como	Aécio	Neves	(PSDB-MG),	então
candidato	à	Presidência,	o	presidente	do	Senado,	Eunício	Oliveira	(PMDB-CE),	e	o	senador	Renan	Calheiros	(PMDB-AL)	teriam
contratado	o	serviço.	Eles	negam.	Leia	mais	em:	Exclusivo:	investigação	revela	exército	de	perfis	falsos	usados	para	influenciar
eleições	no	Brasil

Rotina	e	publicações
Os	quatro	ex-funcionários	chegavam	para	trabalhar	todos	os	dias	por	volta	das	10h	em	um	apartamento	em	Higienópolis,	bairro	nobre	na
zona	central	de	São	Paulo,	segundo	relatam	os	entrevistados	pela	BBC	Brasil.	Começavam	o	dia	fazendo	uma	espécie	de	"reunião	de
pauta"	depois	de	ler	os	jornais	do	dia,	em	que	decidiam	quais	postagens	seriam	produzidas	para	o	blog,	sempre	com	os	assuntos	do
momento	e	a	partir	de	laptops	fornecidos	pelos	donos	da	empresa,	contam.

Também	trabalhavam	ali	um	diagramador	e,	ocasionalmente,	uma	pessoa	de	tecnologia	da	informação,	afirmam	os	entrevistados.

As	postagens	variavam	principalmente	entre	notícias	que	atacavam	Serra	e	textos	que	desmentiam	boatos	sobre	Dilma	que,	na	época,
circulavam	em	outros	blogs,	grupos	de	Orkut	e	correntes	de	email.	O	blog	tinha	as	categorias:	"(Des)governo	do	PSDB",	"Desmentindo
boatos",	"Partido	da	Imprensa	Golpista"	e	"PSDB:	Mancadas	da	campanha",	entre	outros.

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42243930
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42172146
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42172146


Blog	'Seja	Dita	Verdade'	difundia	notícias	pró-Dilma	em	2010	|	Imagem:	Reprodução

Um	exemplo	de	publicação	que	visava	desmentir	textos	falsos	sobre	Dilma	é	uma	que	explica	que	o	presidente	Michel	Temer	(PMDB),
vice	na	chapa,	não	era	satanista.	"Michel	Temer	sempre	foi	ligado	ao	catolicismo	desde	a	infância.	Portanto,	a	afirmação	que	Temer	é
satanista	é	FALSA",	dizia	o	texto	publicado	no	blog.

Esta	postagem	que	fazia	uma	compilação	de	links	de	"desmentidos	de	e-mails	falsos	sobre	Dilma"	foi	bastante	disseminada	-	recebeu	70
comentários	no	blog.	Um	desses	textos	de	checagem	de	informações	mostra	como	são	falsos	emails	sobre	"uma	amante	lésbica"	da
então	candidata,	que	estaria	lhe	pedindo	pensão	na	Justiça.	O	material	ensina	o	leitor	como	pesquisar	no	site	da	Ordem	dos	Advogados
do	Brasil	(OAB)	o	nome	do	advogado	da	suposta	amante	citado	no	email,	verificando,	assim,	que	ele	não	existe.	"Todos	os	emails	falsos
são	lamentáveis,	mas	este	tem	uma	canalhice	especial.	Trabalha	com	a	homofobia	(...)	E	se	Dilma	Rousseff	fosse	lésbica,	qual	seria	o
problema?",	diz.

Embora	a	maior	parte	das	publicações	fosse	de	ataques	a	Serra	ou	de	checagem	de	fatos	sobre	Dilma,	os	entrevistados	pela	BBC	Brasil
admitem	que	chegaram	a	produzir	também	notícias	falsas.	Uma	publicação	do	dia	6	de	outubro	de	2010,	por	exemplo,	informa	que	o
Vaticano	estava	discutindo	"excomungar	José	Serra".

"Vestígios	de	conversas	secretas	dentro	do	Vaticano,	um	dos	lugares	mais	misteriosos	do	planeta,	já	começam	a	chegar	em	terras
brasileiras.	De	início,	um	pequeno	comentário	aqui,	uma	colocação	ali,	nada	de	nomes.	Quem	estava	mais	atento	logo	começou	a
construir,	com	pequenos	fragmentos,	a	história	do	que	acontecia	na	terra	do	Papa:	um	alto	político	brasileiro	estava	para	ser
excomungado.	Agora	a	notícia	já	vazou	por	completo,	já	não	é	segredo	para	ninguém,	trata-se	de	José	Serra,	presidenciável	do	PSDB."

https://web.archive.org/web/20101011001207/http://www.sejaditaverdade.net:80/blog2/?p=2224
https://web.archive.org/web/20101010013337/http://www.sejaditaverdade.net:80/blog2/?p=2091
https://web.archive.org/web/20101001095604/http://www.sejaditaverdade.net:80/blog2/?p=2031
https://web.archive.org/web/20111202202350/http://www.sejaditaverdade.net/blog2/?p=2228


Blog	criado	para	favorecer	Dilma	em	2010	tinha	posts	com	notícias	enviesadas,	falsas	ou	publicações	desbancando	boatos	contra	candidata	|	Imagem:
Reprodução

Autor	dessa	notícia,	um	dos	entrevistados	sob	a	condição	de	anonimato	pela	BBC	Brasil	afirma	que	"acabou"	produzindo	esse	texto	no
blog	porque	esse	conteúdo,	em	relação	às	notícias	falsas,	"foi	aumentando	num	crescente".	"Acabaram	saindo	essas	coisas",	diz,
apontando	uma	das	técnicas	para	criar	uma	notícia	falsa:	"tem	sempre	um	lado	que	é	verdade	e	outro	que	não	pode	ser	apurado	por
ninguém	-	como	de	pessoas	'falando	secretamente	no	Vaticano'.	Como	alguém	apuraria	isso?".

Em	dias	de	debate	eleitoral,	contam	os	entrevistados,	eles	chegavam	para	trabalhar	mais	tarde	e	saíam	também	mais	tarde,	por	volta	das
2h	ou	3h,	porque	ficavam	produzindo	postagens	sobre	o	debate	para	o	blog.	Por	ser	mais	trabalhoso,	eles	faziam	um	sorteio	para	decidir
quem	seria	a	pessoa	responsável	pelo	perfil	de	"Armando	Santiago	Jr."	durante	a	discussão	entre	os	candidatos.

"Debate	era	final	de	Copa	do	Mundo,	era	dia	que	a	gente	ia	dormir	às	3h.	O	debate	acabava	umas	22h.	Enquanto	um	estava	fazendo	o
Armando	Santiago	Jr.,	outro	ficava	escrevendo	texto	para	o	blog	e	outro	estava	replicando	as	mensagens	nos	perfis	do	Twitter.	Era	um
trabalho	muito	estressante",	diz	um	entrevistado.

Ser	o	"Armando	Santiago	Jr."	no	dia	a	dia	"era	um	trabalho	muito	pesado	porque	tinha	que	disseminar	informações	positivas,	contra-
argumentar	as	negativas,	tomando	porrada	de	todos	os	lados",	afirma.

Os	ex-funcionários	também	contam	que	faziam	plantões	de	casa	aos	fins	de	semana	uma	vez	por	mês.	O	plantonista	tinha	que	ir	cedo
comprar	as	revistas	semanais	para	então	escrever	um	texto	que	supostamente	desmentiria	uma	capa	de	revista	com	uma	reportagem	que
pudesse	ser	negativa	para	Dilma,	por	exemplo.

Eles	dizem	ter	recebido	celulares	pré-pagos	para	se	comunicar	com	os	donos	da	empresa.	E,	ao	criar	perfis	falsos,	usavam	um	programa
que	escondia	o	endereço	IP	das	máquinas	-	ou	seja,	buscavam	evitar	deixar	registros	de	suas	atividades	na	internet.

'Ectos'
"Maria	de	Lourdes	Coelho",	de	62	anos,	é	uma	dona	de	casa	e	avó	em	Santarém	(PA).	"Casada.	Gosta	de	política.	O	filho	é	funcionário
público	na	cidade,	é	preocupada	com	o	futuro	dos	netos.	Seu	estilo:	mãezona.	É	a	voz	das	mulheres	em	favor	de	Dilma",	diz	sua	descrição
na	planilha	que	sistematiza	os	perfis	falsos	à	qual	a	BBC	Brasil	teve	acesso.

Mais	que	perfis	falsos,	aliás:	quando	começaram	a	criá-los,	contam	os	entrevistados,	os	coordenadores	criaram	um	código	para	referir-se	a
eles.	Eram	os	"ectos",	em	referência	a	"ectoplasmas",	ou	fantasmas.

A	planilha	à	qual	a	BBC	Brasil	teve	acesso	mostra	os	"ectos"	no	Twitter,	suas	histórias	criadas	pelos	ex-funcionários	e,	em	alguns	casos,
email	e	senha	para	acessá-los.	Parte	dos	perfis	foi	desativada	ou	suspensa	pelo	Twitter.	Alguns	nomes	foram	adotados	por	usuários	reais
depois	que	os	falsos	foram	desativados.	E	outros	tuitaram	também	em	2012,	o	que	indica	que	podem	ter	sido	reciclados.	Os	entrevistados
pela	reportagem,	porém,	dizem	ter	trabalhando	alimentando	as	contas	apenas	em	2010.



Perfis	falsos	divulgavam	blog	e	atacavam	candidato	tucano	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

Na	reta	final	da	campanha,	cada	funcionário	focou	na	manutenção	de	cerca	de	20	"ectos"	mais	desenvolvidos,	além	do	perfil	de	"Armando".
Não	havia	automação	ou	uso	de	robôs	-	as	quatro	pessoas	designadas	para	manter	os	perfis	dizem	ter	feito	tudo	manualmente.	Elas
afirmam	que	nunca	tinham	ouvido	falar	na	criação	profissional	de	perfis	falsos	e	que	iam	aprendendo	enquanto	faziam.	De	certa	forma,
sentiam-se	pioneiras	disso	no	Brasil,	embora	achassem	que	a	oposição	também	lançava	mão	da	estratégia.	Contam	que	tinham
autonomia	para	criar	narrativas	e	"personalidades"	para	cada	um	dos	fakes.

Os	"ectos"	eram	personagens	como	"Mariza	Villela",	descrita	na	planilha	dos	ex-funcionários	como	uma	microempresária	que	"montou	seu
próprio	negócio	por	conta	das	melhoras	do	país	no	Gov.	Lula".	Ou	então	"Ricardo	Ribeiro",	um	"farmacêutico	formado	que	não	tinha
perspectiva	de	fazer	um	faculdade	até	o	ProUni	ser	implantado"	-	o	ProUni	(Programa	Universidade	para	Todos)	é	um	programa	federal
criado	por	Lula	para	dar	bolsas	de	estudo	em	cursos	de	graduação	em	instituições	privadas.	Havia	também	a	"garota	do	povo,	agitadora
da	rede"	(Karlla	Kristina),	a	"esquerdista	light"	(Luciana	Andrade),	o	"militante	soft"	(Felipe	Gomes),	a	"politizada	e	culta"	(Ana	Paula	Ramos)
etc.



Perfis	falsos	foram	usados	para	difundir	conteúdo	de	blog	"Seja	Dita	Verdade"	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

Os	coordenadores	exigiam	que	os	usuários	falsos	tivessem	perfis	demográficos	variados,	com	classe,	profissões,	origem	e	estilo	distintos
e	plurais,	de	acordo	com	os	relatos	dos	entrevistados.	O	objetivo	seria	manter	uma	ampla	gama	de	perfis	que	apoiassem	Dilma,	com	o
objetivo	de	interagir	com	diferentes	comunidades	de	forma	atrativa	para	elas.

Perfis	falsos	representavam	grupos	variados	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

"Também	havia	muitos	perfis	com	cara	de	'ongueiro',	zen,	gente	que	anda	de	bicicleta,	justamente	para	cativar	o	eleitor	da	Marina",	conta
um	entrevistado,	citando	Marina	Silva	(então	no	PV,	hoje	Rede),	candidata	que	ficou	com	o	terceiro	lugar	em	2010.	Ele	cita	o	perfil
"@kaiowa_rt",	o	"Marcos	Kaiowá",	por	exemplo,	criado	para	representar	o	apoio	de	comunidades	indígenas	à	candidata	petista.



Perfis	falsos	tinham	que	representar	eleitores	com	diferentes	características	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

A	maior	parte	dos	"ectos"	eram	mulheres	com	fotos	consideradas	atraentes	com	o	propósito	de	atrair	homens	e	aumentar,	assim,	o
número	de	seguidores.	"Ana	Gabriela",	a	usuária	que	tuitava	a	favor	de	Dilma	e	Pimentel,	perguntava	pelos	"homens	da	Twittosfera"	e
procurava	os	que	eram	"politizados".

Além	disso,	com	o	objetivo	de	representar	eleitores	de	Dilma	de	todo	o	Brasil,	os	ex-funcionários	criaram	dois	ou	três	perfis	falsos	de	cada
Estado.	Ao	fazer	isso	e	alimentar	seus	perfis	com	publicações	sobre	seu	dia	a	dia,	no	entanto,	acabavam	caindo	em	clichês	regionais,	de
forma	pouco	natural	-	eles	próprios	admitem.	"Acabava	a	criatividade	e	nem	sempre	tínhamos	tanto	repertório",	diz	um.

'Ectos'	de	todos	os	Estados	foram	criados	para	favorecer	Dilma,	como	mostrava	apresentação	em	PowerPoint	da	época	|	Imagem:	Reprodução

"Feriadinho	tranquilo,	chimas	e	twitter",	escreve	"Cristina	Moreira",	usuária	falsa	que	seria	de	Porto	Alegre,	usando	"chimas"	para	se	referir
a	"chimarrão".	"Dia	tá	cansativo,	mas	tá	tri!!!",	diz,	em	outra	ocasião.	O	"ecto"	paulistano	usa	"meu"	para	tuitar,	enquanto	o	de	Goiânia	tecla

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42173799


a	respeito	de	música	sertaneja.	Já	as	usuárias	falsas	da	Bahia	se	referem	ao	Estado	como	"Baêa"	e	a	suas	mães,	como	"mainha".

Usuários	criados	para	apoiar	Dilma	representavam	pessoas	de	todas	as	partes	do	país	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

Funcionários	tentavam	imitar	expressões	locais	para	criar	personagens	de	diferentes	estados	brasileiros	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

Alguns	perfis	foram	criados	só	para	seguir	e	monitorar	usuários	ligados	à	campanha	adversária,	segundo	os	entrevistados.	O	"ecto"	"Dudu
Graneff"	escrevia	ironicamente	sobre	o	PSDB	e	a	imprensa	com	um	nome	que	fazia	referência	ao	cientista	político	Eduardo	Graeff,	ex-
secretário-geral	da	Presidência	nos	governos	de	Fernando	Henrique	Cardoso.	Essa	conta	foi	desativada,	mas	seus	rastros	ainda	podem
ser	encontrados	no	Twitter	por	meio	de	retuítes	e	interações	antigos.

Outro,	"Zé	Chirico",	ainda	"vivo"	no	Twitter,	com	914	seguidores,	mas	sem	tuitar	desde	agosto	de	2010,	era	uma	sátira	de	Serra.	"Ex-
governador	de	São	Paulo.	Faço	de	tudo	para	ser	presidente	da	República",	diz	sua	descrição.



Os	perfis	também	faziam	muitas	críticas	a	veículos	de	imprensa	tradicionais,	com	constantes	acusações	a	revistas	e	jornais.

Todas	as	contas	foram	criadas	entre	maio	e	agosto	de	2010,	e	a	maioria	encerrou	a	publicação	de	tuítes	em	outubro	daquele	ano,	quando
ocorreram	as	eleições.

A	BBC	Brasil	levantou	os	dias	e	horários	de	criação	de	cada	um	dos	perfis.	O	resultado	mostra	que,	muitas	vezes,	os	usuários	surgiram
com	minutos	de	diferença:	@plinplao,	o	"Plínio	Paulo",	foi	criado	no	dia	25	de	julho	de	2010	às	13:59.	Vinte	e	cinco	minutos	depois,	nasce
o	@aposentado_z,	"José	Carlos",	por	exemplo.	O	padrão	se	repete	entre	todos	os	outros	perfis	falsos.

Perfis	e	fotos
Fotos	para	os	perfis	falsos	eram	retiradas	de	diversos	cantos	da	internet:	de	páginas	de	fora	do	Brasil,	principalmente,	e	de	blogs	com	fotos
"para	fakes",	ou	seja,	feitos	justamente	para	isso.	"Pegávamos	fotos	de	um	pessoal	turco,	às	vezes	africano,	para	se	parecer	mais	com	o
brasileiro",	relatou	um	ex-funcionário.	Outro	diz	que	procurava	imagens	em	sites	de	paquera.

A	"gaúcha"	"Cristina	Morais"	faz	publicações	pró-Dilma	e	divulga	o	blog	'Seja	Dita	Verdade'	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

"Cristina	Morais"	é	uma	mulher	gaúcha	moradora	do	Recife	que	tuitava	a	favor	de	Dilma.	Na	planilha	com	os	fakes,	ela	é	descrita	como
"professora	de	literatura,	25	anos,	estudante	de	jornalismo.	Contra	o	PIG	(Partido	da	Imprensa	Golpista)".	"Até	Aécio	vota	em	Dilma!",
escreve,	intercalando	tuítes	em	que	diz	estar	com	sono	ou	planejando	seu	feriado	na	cidade	com	outros	sobre	política.	Também	retuita	os
textos	do	"Seja	Dita	Verdade".



Perfis	replicavam	publicações	do	blog	e	perfil	no	Twitter	'Seja	Dita	Verdade'	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

Mas	o	rosto	de	"Cristina	Morais"	pertence	à	engenheira	carioca	Liana	Soares,	de	36	anos,	que	mora	na	Suíça.	Sua	foto	foi	retirada	de	um
blog	que	ela	mantém	sobre	viagens.	Para	a	dona	da	imagem,	é	"uma	falta	de	escrúpulos	tremenda	usarem	fotos	de	pessoas	normais	em
contas	fakes".	"Seja	lá	qual	for	o	objetivo.	Se	for	para	manipular	a	opinião	pública,	pior	ainda",	diz.

Outro	perfil	falso	é	o	de	"Paloma	Axel",	"Mineirinha	de	Sete	Lagoas	agora	em	BH".

Para	criar	"reputação"	e	legitimar-se	como	verdadeiro,	além	de	tuitar	sobre	o	Atlético	Mineiro,	o	perfil	de	"Paloma"	interage	com	outro	perfil
falso:	o	de	"Mafredo	Coutinho",	controlado	pelo	mesmo	funcionário,	segundo	a	planilha	à	qual	a	BBC	Brasil	teve	acesso.	"@Manfredinho,
lembro	que	eu	te	zuava	falando	que	era	nome	do	meu	avô.	Vc	continua	gordinho	nerd?",	escreve.	E	depois:	"Nossa	o	@seumanfredo	está
aqui	em	casa.	Mas	que	papo	chato!!!".

'Paloma	Axel'	tuita	a	favor	de	Dilma	e	Fernando	Pimentel	(PT),	além	de	interagir	com	outro	fake	|	Imagem:	Reprodução/Twitter



Outra	forma	de	parecer	mais	"real":	narra	uma	viagem	a	São	Paulo	para	assistir	ao	show	do	Bon	Jovi.	"Valeu	gente,	vou	pra	São
Paulooooooooooooooo	amanhã	tem	Bon	Jovi!!!	BJOS	Dilmistas",	escreve	no	dia	5	de	outubro	de	2010.

Em	setembro,	divulgou	o	site	do	então	candidato	a	senador	Fernando	Pimentel	(PT).	Depois,	recomendou	o	blog	Seja	Dita	Verdade:	"Muito
importante	essa	página	onde	estão	desmascaradas	todas	as	mentiras	sobre	Dilma	difundida	por	e-mails	terroristas.	Vamos	difundir".	E,	no
dia	25	de	outubro	de	2010,	tuitou	durante	e	sobre	o	debate	transmitido	pela	TV	Record	entre	Dilma	e	Serra,	que	disputavam	o	segundo
turno.

Perfil	de	'Paloma	Axel',	que	usa	foto	de	escritora	argentina,	divulga	blog	de	notícias	enviesadas	criado	por	funcionários	|	Imagem:	Reprodução/Twitter

Mas	a	foto	usada	em	seu	perfil	pertence,	na	realidade,	à	escritora	argentina	Pola	Oloixarac.

No	Orkut,	segundo	dizem	os	entrevistados,	também	faziam	álbuns	de	fotos	para	parecerem	ainda	mais	verdadeiros.	"Como	fazia	álbuns	de
gente	que	não	existe?	Pega	um	monte	de	foto	aleatória	e	escreve	'família	querida',	'dia	com	meus	filhos'	e	vai	lá	e	tranca	o	álbum	e	deixa
só	para	você	ver.	As	pessoas	vão	ver	que	tem	um	álbum	lá,	mas	não	vão	conseguir	acessar."

'Seja	Dita	Verdade'
Embora	o	blog	e	o	perfil	no	Twitter	do	Seja	Dita	Verdade	não	estejam	mais	ativos,	é	possível	encontrar	alguns	vestígios	seus	na	internet.

A	começar	pelos	retuítes	de	outros	perfis,	quando	se	coloca	um	"RT"	em	frente	à	mensagem	original	e	seu	autor.	Um	retuíte	de	maio	de
2010	mostra	que	o	@sejaditaverdade	havia	escrito:	"RT	@Sejaditaverdade:	Serra	tem	nojo	de	povo	e	não	consegue	esconder".

O	blog	foi	desativado,	mas	há	capturas	de	tela	da	página	feitas	entre	2010	e	2014	e	arquivadas	no	site	https://web.archive.org,	uma
espécie	de	biblioteca	digital	que	mantém	capturas	de	tela	congeladas	no	dia	em	que	foram	salvas.	Sua	descrição	de	2014,	por	exemplo,
diz:	"Aqui	damos	a	notícia	transparente,	como	ela	é.	Por	que	às	vezes,	a	única	coisa	verdadeira	num	jornal	é	a	data".

Foi	citado	pela	coluna	"Painel"	da	Folha	de	S.Paulo	em	agosto	daquele	ano:	"O	site	'Seja	Dita	Verdade',	que	apoia	Dilma,	divulgou	ontem
um	vídeo	que	compara	falas	de	Marina	em	2014	a	um	discurso	de	Fernando	Collor	em	1989.	Os	dois	aparecem	prometendo	'o	novo'	na
política",	diz	o	texto.

A	página	já	não	existe	no	Facebook,	mas	é	possível	encontrar	compartilhamentos	antigos	de	suas	publicações,	com	argumentos	contra	o
voto	em	Aécio	Neves	(PSDB),	candidato	presidencial	em	2014,	e	Geraldo	Alckmin	(PSDB),	candidato	ao	governo	de	São	Paulo,	o	que
mostra	que	ela	estava	ativa	ao	menos	até	2014.

Os	entrevistados	pela	BBC	Brasil	dizem	ter	atuado	na	manutenção	do	blog	apenas	até	2010.

Relatório
Em	2010,	o	ambiente	digital	era	outro,	e	blogs,	Twitter	e	Orkut	tinham	a	relevância	que	hoje	o	WhatsApp	e	o	Facebook	têm.	Em	agosto	de

https://web.archive.org/


2010,	segundo	dados	da	consultoria	comScore,	o	Orkut	era	a	maior	rede	social	do	Brasil,	com	29	milhões	de	usuários	únicos.	Facebook	e
Twitter	cresciam,	com	cerca	de	9	milhões	cada.

Segundo	Marcelo	Coutinho,	coordenador	de	mestrado	em	administração	da	FGV	(Fundação	Getulio	Vargas)	que	fez	pesquisas	sobre	o
uso	das	redes	sociais	nas	eleições	brasileiras	em	2006	e	2010,	a	internet	já	chegava	a	50%	do	eleitorado	brasileiro	naquela	época.	"E,
entre	os	eleitores	internautas,	a	internet	era	a	principal	fonte	de	informação	sobre	as	eleições,	seguida	pela	televisão",	observa.

Não	se	falava	em	"fake	news",	mas	em	"boataria"	espalhada	em	correntes	de	emails	e	blogs.	Estes	tinham	surgido	como	atores	políticos
nas	eleições	de	2006	e,	em	2010,	"viviam	seu	auge",	segundo	Pollyana	Ferrari,	professora	da	PUC-SP	e	pesquisadora	de	mídias	sociais.

Os	chamados	blogs	"progressistas"	confrontavam	o	que	era	divulgado	pela	grande	mídia	-	um	exemplo	foi	a	disputa	da	narrativa	sobre	o
objeto	que	teria	atingido	Serra	na	cabeça	durante	um	comício,	apontado	como	uma	bolinha	de	papel.	Na	época,	também	houve	boatos	dos
dois	lados	sobre	a	suposta	defesa	do	aborto	por	parte	de	Dilma	e	Serra.

Uma	apresentação	de	PowerPoint	à	qual	a	BBC	Brasil	teve	acesso,	supostamente	feita	pela	empresa	para	informar	o	PT	sobre	a	evolução
do	trabalho	de	penetração	do	"Seja	Dita	Verdade"	e	da	criação	de	perfis	falsos,	dizia	que	o	perfil	do	blog	no	Twitter	tinha	quase	2	mil
seguidores,	com	uma	média	de	13	retuítes	por	publicação.

Comunidades	do	Orkut	ainda	eram	o	ambiente	de	discussões	online.	"Armando"	participava	de	41	delas	divulgando	as	postagens	do	blog
e	participando	de	debates,	segundo	a	apresentação	de	PowerPoint.	A	rede	social,	onde	havia	outros	perfis	falsos,	segundo	os
entrevistados,	foi	extinta	em	2014,	mas	a	BBC	Brasil	teve	acesso	a	uma	captura	de	tela	do	perfil	de	"Armando".

BBC	Brasil	teve	acesso	a	apresentação	de	Powerpoint	que	mostrava	evolução	do	trabalho	com	fakes	pró-Dilma	|	Imagem:	Reprodução

Segundo	a	apresentação	de	PowerPoint,	o	blog	"Seja	Dita	Verdade"	tinha	uma	média	de	mais	de	100	visitas	diárias	em	julho	de	2010.

Já	no	Facebook,	ainda	de	acordo	com	essa	apresentação,	o	perfil	"Seja	Dita	Verdade"	tinha	148	amigos	em	julho	daquele	ano.

A	rede	construída	pela	agência	também	tinha	uma	newsletter	chamada	"Abrindo	bico",	"um	informativo	com	pequenas	notas	atacando	o
PSDB",	segundo	a	apresentação,	com	uma	base	de	186	mil	emails.



Apresentação	de	PowerPoint	mostra	rede	de	perfis	criada	para	aumentar	alcance	de	publicações	pró-Dilma	|	Imagem:	Reprodução

Outra	forma	de	penetração	era	a	criação	de	vídeos,	também	produzidos	pelos	funcionários.	Quinze	ainda	estão	disponíveis	no	Youtube	na
conta	"sejadverdade".	O	mais	visto,	com	114	mil	visualizações,	tenta	desbancar	argumentos	da	campanha	de	Serra	para	elegê-lo
presidente.

'Ponte	com	PT'
Uma	terceira	pessoa	teria	coordenado	o	trabalho	de	criação	e	manutenção	do	blog	e	dos	perfis	falsos,	segundo	os	ex-funcionários:	o
publicitário	Ruy	Nogueira	Netto,	que	não	é	ligado	à	Ahead,	mas,	de	acordo	com	os	contratados,	era	a	ponte	com	o	PT.	Foi	em	seu
apartamento	em	Higienópolis,	segundo	os	entrevistados	pela	BBC	Brasil,	em	que	trabalharam	criando	os	perfis	falsos.

Por	email,	Nogueira	Netto	negou	que	tenha	participado	do	esquema.	"Não	poderia	trabalhar	na	campanha	de	alguém	por	quem	não	sinto	o
menor	apreço	pessoal,	de	forma	pública	e	reconhecida."

Ele	afirmou,	no	entanto,	que,	em	sua	"antiga	residência,	em	Higienópolis,	a	pedido	de	meu	saudoso	amigo	Marco	Aurélio	Garcia,	alguns
militantes	da	campanha	de	Dilma	Rousseff	se	reuniam	eventualmente	para	avaliar	o	cenário	da	internet.	O	foco	era	o	clima	de	terror
semeado	pela	campanha	de	José	Serra	na	web".	Questionado	sobre	o	que	faziam	essas	pessoas	que	frequentavam	sua	casa,	ele
respondeu	não	ter	"conhecimento	maior	de	como	atuavam".

Marco	Aurélio	Garcia	(1941-2017)	foi	um	dos	coordenadores	do	programa	de	governo	da	campanha	de	Dilma	à	Presidência,	além	de
ocupar	também,	na	época,	o	cargo	de	assessor	especial	para	Assuntos	Internacionais	da	Presidência	de	Lula.

Nogueira	Netto	disse	que	conhece	"faz	anos"	Arantes	Cecílio	e	Lincoln	de	Azevedo,	que	considera	serem	"publicitários	sérios	e
competentes".	Os	dois	dizem	que	são	amigos	de	Nogueira	Netto	e	que	frequentam	sua	casa.

A	empresa	responsável	oficialmente	pela	parte	digital	da	campanha	de	Dilma	em	2010	era	a	agência	Pepper	Interativa,	de	Danielle
Fonteles.	Os	entrevistados	pela	BBC	Brasil	afirmam	que	Fonteles	visitou	o	apartamento	onde	trabalhavam	e	estava	ciente	do	uso	de	perfis
falsos	que	estariam	sendo	usados	pela	campanha,	tendo	até	pedido	a	senha	e	o	acesso	aos	usuários.

Questionado	sobre	sua	relação	com	Fonteles,	Nogueira	Netto	respondeu,	por	email:	"Fomos	apresentados	em	2010	e	jamais	mantivemos
relações	profissionais	ou	pessoais".	Procurado	durante	três	dias	pela	reportagem,	o	advogado	que	representa	Fonteles,	Cleber	Lopes	de
Oliveira,	disse	que	não	conseguiu	falar	com	sua	cliente	porque	ela	estava	fora	do	Brasil.	Tampouco	enviou	à	reportagem	um	contato	seu.

O	pagamento,	segundo	o	relato	dos	entrevistados,	era	feito	todo	mês	no	apartamento	de	Ruy	Nogueira	Netto.	Eles	eram	chamados
individualmente	a	seu	escritório	e	recebiam	o	salário	em	dinheiro	vivo	de	Arantes	Cecílio,	Lincoln	de	Azevedo	ou	Ruy	Nogueira	Netto,
dizem.	Os	três	negam	a	informação.

A	BBC	Brasil	teve	acesso	a	emails	trocados	entre	os	ex-funcionários	e	Gabriel	Arantes	Cecílio,	Arnaldo	Lincoln	de	Azevedo	e	Ruy
Nogueira	Netto.	Nas	mensagens,	de	2011,	falam	sobre	um	"processo	de	trabalho"	em	que	eles	e	os	entrevistados	participaram	juntos	no
ano	anterior	e	citam	"laços"	que	os	unem.

https://www.youtube.com/user/sejadverdade/videos


Criar	perfis	falsos	é	um	crime	no	Brasil	quando	feito	para	obter	vantagens	ou	causar	dano	a	outras	pessoas.	Além	disso,	a	legislação
eleitoral	aprovada	no	ano	passado	proíbe	"a	veiculação	de	conteúdos	de	cunho	eleitoral"	por	meio	de	usuários	falsos	na	internet.	Mas	essa
regra	não	existia	em	2010.	A	disseminação	de	notícias	falsas,	por	sua	vez,	não	é	ilegal	agora	nem	era	na	época,	mas	seu	autor	pode	ser
punido	se	cometer	calúnia,	difamação	ou	injúria	contra	alguém.

"Na	época,	achava	que	o	que	fazíamos	era	muito	importante,	que	o	blog	tinha	também	a	função	de	fiscalizar	o	mau	jornalismo.	Hoje	eu
penso	de	outro	jeito",	diz	um	dos	entrevistados	pela	BBC	Brasil.	A	criação	de	perfis	falsos,	conta	outro,	veio	de	forma	natural,	como	forma
de	divulgar	o	blog,	sem	muita	reflexão.	"Eu	mal	consigo	explicar	o	que	eu	fiz	em	2010.	Isso	não	é	jornalismo,	é	completamente	outra	coisa.
E	pode	ser	algo	muito	perigoso."

O	que	dizem	os	citados	na	reportagem
Dilma	Rousseff	(PT),	ex-presidente

"A	ex-presidenta	Dilma	Rousseff,	em	nenhuma	de	suas	campanhas	em	2010	e	2014,	contratou	ou	autorizou	que	fosse	contratado
quaisquer	serviços	relativos	a	perfis	e	notícias	falsos.	Desconhece	quaisquer	das	empresas	ou	pessoas	que	agem	nessa	área.	Tampouco
tem	conhecimento	ou	autorizou	qualquer	atuação,	iniciativa	ou	ação	nesse	sentido	de	integrante	de	suas	campanhas."

Diretório	Estadual	do	PT	de	Minas	Gerais	(em	resposta	sobre	a	campanha	de	Fernando	Pimentel	ao	Senado	em	2010)

"O	Diretório	Estadual	do	Partido	dos	Trabalhadores	de	Minas	Gerais	não	tem	conhecimento	sobre	a	contratação	de	qualquer	empresa	com
a	finalidade	de	criação	e	manutenção	de	perfis	falsos	no	Twitter,	em	qualquer	campanha	eleitoral.	Esclarece,	ainda,	que	esta	não	é	uma
prática	do	partido."

Gabriel	Arantes	Cecílio,	sócio	da	Ahead	Marketing

"A	Ahead	não	tem	ligação	especial	com	nenhum	partido	político.	São	todos	potenciais	clientes	de	uma	das	áreas	que	atendemos.	A
postura	da	empresa	-	e	também	a	minha	-	sempre	foi	a	de	respeitar	e	preservar	as	situações	particulares	de	empresas,	partidos	ou
pessoas	que	nos	relacionamos.	Por	conta	disso	a	empresa	não	trata	sobre	clientes	ou	supostos	clientes.	No	caso	da	empresa	temos	isso
também	por	força	de	contrato,	no	pessoal	por	crença	de	conduta.	Devo,	contudo,	te	afirmar,	com	ênfase,	que	as	afirmações	sobre	formas
pagamentos	não	correspondem	à	realidade.	Também	não	é	verdade	que	estivemos	envolvidos	na	produção	de	notícias	falsas,	como	foi
apontado.	Pelo	contrário,	sempre	baseamos	nosso	trabalho	na	premissa	de	que	é	possível	oferecer	um	modelo	em	que	qualquer	pessoas
possa	compreender	os	fatos	reais	de	seu	cotidiano	da	mesma	forma	com	que	ela	normalmente	se	comunica.	Sobre	a	ligação	com	Ruy
Nogueira,	esclareço	que	o	conheci	há	mais	de	uma	década	ao	atender	um	cliente	em	comum.	Desde	então	mantemos	uma	relação	de
amizade	e	já	estive	diversas	vezes	em	sua	casa.	(...)	Conheço	as	demais	pessoas	citadas	(governador	Fernando	Pimentel	(PT),	Danielle
Fonteles,	da	agência	Pepper,	e	o	ex-tesoureiro	do	PT,	Delúbio	Soares),	mas	não	mantenho	nenhuma	relação	especial	com	qualquer
delas."

Arnaldo	Lincoln	de	Azevedo,	sócio	da	Ahead	Marketing	em	2010

"Eu	sou	um	profissional	do	mercado	com	mais	de	13	anos	no	mercado	publicitário.	Já	trabalhei	na	McCann,	Ogilvy,	Ahead	e	atualmente
estou	na	Benjamim.	Em	todas	estas	empresas	meu	posicionamento	foi	o	mesmo:	por	uma	questão	de	conduta	profissional	e	pessoal	não
comento	sobre	clientes,	supostos	clientes,	trabalhos	ou	supostos	trabalhos.	Esclareço,	com	destaque,	que	as	informações	sobre
pagamentos	não	correspondem	à	realidade.	Também	é	inverídica	a	informação	sobre	suposto	envolvimento	na	produção	de	notícias
falsas,	como	foi	apontado.	Conheci	Ruy	Nogueira	em	uma	circunstância	profissional	há	alguns	anos.	Temos	uma	relação	de	amizade	e	já
o	visitei	algumas	vezes	em	sua	casa."

Ruy	Nogueira	Netto,	publicitário

"Em	minha	antiga	residência,	em	Higienópolis,	a	pedido	de	meu	saudoso	amigo	Marco	Aurélio	Garcia,	alguns	militantes	da	campanha	de
Dilma	Rousseff	se	reuniam	eventualmente	para	avaliar	o	cenário	da	internet.	O	foco	era	o	clima	de	terror	semeado	pela	campanha	de	José
Serra	na	web."	Questionado	sobre	o	que	faziam,	respondeu:	"Não	tenho	conhecimento	maior	de	como	atuavam".	Afirmou	que	Gabriel
Arantes	Cecílio	e	Arnaldo	Lincoln	de	Azevedo	são	"publicitários	sérios	e	competentes,	aos	quais	conheço	faz	anos".	Sobre	a	produção	de
posts	para	o	blog	"Seja	Dita	Verdade"	e	a	criação	de	perfis	falsos,	respondeu:	"Esclareço:	a	campanha	de	Dilma	Rousseff	foi	feita	pelas
empresas	do	gaúcho	Marcelo	Branco	e	a	brasiliense	Pepper".	Afirmou	também:	"Não	poderia	trabalhar	na	campanha	de	alguém	por	quem
não	sinto	o	menor	apreço	pessoal,	de	forma	pública	e	reconhecida".	Disse	que	o	pagamento	em	dinheiro	vivo	em	seu	apartamento	a
pessoas	em	2010	é	uma	"informação	inverídica",	assim	como	a	alegação	de	que	teriam	recebido	computadores	e	celulares	para	fazer	o
trabalho.	Afirmou,	sobre	Danielle	Fonteles,	da	Agência	Pepper:	"Fomos	apresentados	em	2010	e	jamais	mantivemos	relações	profissionais
ou	pessoais".	Questionado	sobre	sua	relação	com	Delúbio	Soares,	ex-tesoureiro	do	PT,	e	com	o	advogado	e	ex-deputado	petista	Luiz
Eduardo	Greenhalg,	disse	que	Delúbio	é	seu	"velho	conhecido"	e	que	Greenhalgh	é	seu	"amigo	pessoal	de	décadas".	Negou	ser
responsável	por	um	perfil	satírico	feito	em	2010	contra	o	cientista	político	Eduardo	Graeff,	ex-secretário-geral	da	Presidência	nos	governos
de	Fernando	Henrique	Cardoso,	que	o	processou	(e	perdeu	o	processo)	anos	antes	por	ter	sido	criticado	por	Nogueira	Netto	em	um	blog
em	2004:	"Depois	de	derrotá-lo	na	Justiça,	jamais	ocupei-me	de	sua	figura".

Danielle	Fonteles



Seu	advogado,	Cleber	Lopes	de	Oliveira,	informou	que	ela	estava	fora	do	país	e	que	não	conseguiu	falar	com	ela.

Twitter

"Falsa	identidade	é	uma	violação	das	Regras	do	Twitter.	Quando	recebemos	uma	denúncia,	tomamos	as	medidas	cabíveis	de	acordo	com
a	nossa	Política	para	Falsa	Identidade,	incluindo	a	suspensão	da	conta	do	Twitter"

Facebook

"Nossas	políticas	não	permitem	contas	falsas.	Contamos	com	nossa	comunidade	para	denunciar	perfis	falsos	para	que	nossos	times
possam	revisar	e	remover	tais	contas	e	todo	o	conteúdo	relacionado	a	elas.	Além	disso,	estamos	o	tempo	todo	aperfeiçoando	nossos
sistemas	para	melhor	identificar	e	remover	contas	falsas	a	partir	de	padrões	de	comportamento"

Google	(Orkut)

A	empresa	não	quis	responder.

Tópicos	relacionados

Twitter Tecnologia Facebook Política Fake	News Mídia	social Michel	Temer

Compartilhar	Sobre	compartilhar

Voltar	ao	topo

Notícias	relacionadas

Como	suas	curtidas,	'parabéns'	e	até	cantadas	dão	credibilidade	a	fakes
12	dezembro	2017

Facebook	diz	'esperar	tomar	medidas'	contra	perfis	falsos	no	Brasil	antes	das	eleições	de	2018
8	dezembro	2017

Destaques	e	Análises

mailto:?subject=Compartilhado%20pela%20BBC%20Brasil&body=http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-43118825
http://www.facebook.com/dialog/feed?app_id=58567469885&redirect_uri=http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-43118825&link=http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-43118825%3FSThisFB&display=popup
fb-messenger://share?app_id=58567469885&redirect_uri=http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-43118825&link=http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-43118825%3FCMP%3Dshare_btn_me
https://twitter.com/intent/tweet?text=BBC%20Brasil%20-%20Exclusivo%3A%20Investiga%C3%A7%C3%A3o%20revela%20como%20blog%20defendia%20Dilma%20com%20rede%20de%20fakes%20em%202010&url=http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-43118825
https://plus.google.com/share?url=http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-43118825&hl=pt
whatsapp://send?text=BBC%20Brasil%20%7C%20Exclusivo%3A%20Investiga%C3%A7%C3%A3o%20revela%20como%20blog%20defendia%20Dilma%20com%20rede%20de%20fakes%20em%202010%20-%20http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-43118825%3Focid%3Dwsportuguese.chat-apps.in-app-msg.whatsapp.trial.link1_.auin
https://www.linkedin.com/shareArticle?mini=true&url=http%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-43118825&title=Exclusivo%3A%20Investiga%C3%A7%C3%A3o%20revela%20como%20blog%20defendia%20Dilma%20com%20rede%20de%20fakes%20em%202010&summary=Ex-funcion%C3%A1rios%20de%20empresa%20de%20marketing%20dizem%20%C3%A0%20BBC%20Brasil%20que%20criaram%20perfis%20falsos%20no%20Orkut%20e%20no%20Twitter%20para%20beneficiar%20petista%20em%20elei%C3%A7%C3%A3o%20derrubando%20boatos%20e%2C%20ao%20mesmo%20tempo%2C%20disseminando%20not%C3%ADcias%20falsas%20sobre%20rivais%3B%20ex-presidente%20nega%20ter%20contratado%20ou%20autorizado%20servi%C3%A7o.&source=BBC
http://www.bbc.com/portuguese/topics/20b7b622-c5a1-42c3-a4ea-9154acf72eb7
http://www.bbc.com/portuguese/topics/31684f19-84d6-41f6-b033-7ae08098572a
http://www.bbc.com/portuguese/topics/3c3f3366-06ea-44fc-afa8-aa3bfac49a87
http://www.bbc.com/portuguese/topics/75612fa6-147c-4a43-97fa-fcf70d9cced3
http://www.bbc.com/portuguese/topics/e7539dc8-5cfb-413a-b4fe-0ad77bc665aa
http://www.bbc.com/portuguese/topics/ea2c5d34-4279-4e06-b69a-e699321d7f9f
http://www.bbc.com/portuguese/topics/f70fc800-25fa-476c-b3b9-5b16c570be8b
http://www.bbc.com/portuguese/institutional/2013/08/000000_about_share_this
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43118825#orb-banner
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42173799
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-42280664


Quem	é	o	criador	do	macarrão	instantâneo,	um	dos	principais	inventores	japoneses	do	século	20

Governo	poderia	privatizar	Aquífero	Guarani	como	sugerem	mensagens	nas	redes?

http://www.bbc.com/portuguese/geral-43310740
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43164069


‘Se	te	agarro	com	outro,	te	mato’:	campanha	denuncia	violência	contra	a	mulher	na	música

Como	foi	a	pior	pandemia	de	gripe	da	história	-	e	será	que	ela	pode	se	repetir?

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43359788
http://www.bbc.com/portuguese/43361128


6	mistérios	que	a	Física	ainda	não	conseguiu	resolver

Por	que	filmes	de	super-heróis	não	ganham	Oscar?

http://www.bbc.com/portuguese/geral-43314290
http://www.bbc.com/portuguese/vert-cul-43334243


A	menina	de	13	anos	que	conseguiu	impedir	seu	casamento

O	que	é	o	macrófago,	célula	que	mantém	as	tatuagens	na	pele	e	pode	um	dia	ajudar	a	apagá-las

http://www.bbc.com/portuguese/internacional-43321146
http://www.bbc.com/portuguese/geral-43339868


Navegação	na	BBC

Seções

News Sport

Weather Radio

Os	misteriosos	túneis	secretos	de	Buenos	Aires

Mais	lidas

Substância	neurotóxica	usada	para	envenenar	ex-espião	é	achada	em	restaurante	onde	ele
almoçou

1

6	mistérios	que	a	Física	ainda	não	conseguiu	resolver 2

Por	que	há	uma	guerra	na	Síria:	10	perguntas	para	entender	o	conflito 3
Atualizado	pela	última	vez:	7	de	Abril	de	2017

‘Se	te	agarro	com	outro,	te	mato’:	campanha	denuncia	violência	contra	a	mulher	na	música 4

'Eu	mantive	o	corpo	da	minha	filha	em	casa	por	três	semanas' 5
Atualizado	pela	última	vez:	25	de	Junho	de	2017

Tim	Vickery:	Thatcherismo	abriu	as	portas	da	barbárie,	que	não	fecharam	até	hoje 6

O	país	que	não	tem	mais	onde	abrigar	milionários 7

Exclusivo:	Investigação	revela	como	blog	defendia	Dilma	com	rede	de	fakes	em	2010 8

As	surpreendentes	características	identificadas	pela	ciência	em	quem	chega	perto	dos	100	anos 9

Quem	é	o	criador	do	macarrão	instantâneo,	um	dos	principais	inventores	japoneses	do	século	20 10

http://www.bbc.com/news/
http://www.bbc.com/sport/
http://www.bbc.com/weather/
http://www.bbc.com/worldserviceradio/
http://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-43311784
http://www.bbc.com/portuguese/geral-43363825
http://www.bbc.com/portuguese/geral-43314290
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37472074
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43359788
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-40401021
http://www.bbc.com/portuguese/blog-tim-vickery-43296195
http://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-43309730
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43118825
http://www.bbc.com/portuguese/geral-42384743
http://www.bbc.com/portuguese/geral-43310740


Copyright	©	2018	BBC.	A	BBC	não	se	responsabiliza	pelo	conteúdo	de	outros	sites.	Leia	mais	sobre	nossa	política	para	links	externos

Termos	de	uso Sobre	a	BBC

Privacidade Cookies

Accessibility	Help Parental	Guidance

Contate	a	BBC Get	Personalised	Newsletters

Anuncie	na	BBC Opções	para	propagandas

http://www.bbc.com/portuguese/institutional-36202448
http://www.bbc.com/portuguese/institutional-36202448
http://www.bbc.com/portuguese/institutional-36202452
http://www.bbc.com/portuguese/institutional-36202454
http://www.bbc.co.uk/privacy/cookies/managing/cookie-settings.html
http://www.bbc.com/accessibility/
http://www.bbc.com/guidance/
http://www.bbc.com/portuguese/institutional-36202456
http://www.bbc.com/bbcnewsletter
http://www.bbc.com/portuguese/institutional-36203485
http://www.bbc.com/portuguese/institutional-36203485

